Compressa quente ou fria?

November 9, 2016

 Assim que o corpo sofre um trauma, como uma batida ou uma lesão, não demora muito para a dor, a vermelhidão e o inchaço aparecerem. Nesses casos a ajuda de um especialista é frequentemente substituída pela velha e boa receita caseira: compressa de água quente ou fria. E consequentemente logo surge a dúvida qual seria o ideal para a meu problema? Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa naquele momento pode fazer grande diferença na eficácia do tratamento.

 A compressa fria deve ser utilizada em lesões agudas, contusões, pancadas, quedas e inflamações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o ocorrido, contribuindo para a vasoconstrição, que tem como objetivo diminuir o aporte sanguíneo na região e como consequência diminuir também a dor, o edema e a inflamação.

 A compressa quente é ideal para ser usada em lesões crônicas (lesões de muito tempo), tensão muscular e torcicolo, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos locais (vasodilatação), ou seja, mais sangue chega na região levando ao relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar dores como torcicolos, e pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como dor de dente e cólicas abdominais provocadas pela TPM.

 Vale ressaltar que embora ambas proporcionem alivio é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação podem até mesmo provocar queimaduras. O ideal é utilizar um pano fino entre a bolsa e a pele e deixar a compressa sobre a região durante 15 a 20 minutos no máximo, e pode ser repetida de 2 a 3 vezes ao dia.

 

Por: Cinthia Damásio Borges - Fisioterapeuta pós graduada em fisioterapia Traumato - Ortopédica e hospitalar; Formação em Pilates Clássico, aéreo e hidropilates.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Gestante pode fazer exercício?

September 29, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2017

Please reload

Arquivo