Homens, se cuidem!

November 23, 2016

 

 

Segundo os dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, estima-se 61200 novos casos de câncer de próstata em 2016. Este é o segundo  câncer mais incidente entre os homens.

É considerado um câncer da terceira idade, já que a maioria dos casos ocorrem a partir dos 60 anos.

 

Mas o que é a próstata? É uma glândula localizada abaixo da bexiga masculina, e produz um líquido que ajuda na formação do sêmen.

Sabe-se que durante o processo de envelhecimento, a próstata vai aumentando gradativamente de tamanho, porém, nos casos de hiperplasia prostática benigna e do câncer de próstata esse crescimento torna-se acelerado, sendo necessário o tratamento imediato.

Na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresentam sintomas relevantes. Num estágio avançado, ocorrem sintomas mais intensos de obstrução miccional, presença de sangue na urina, dor e ardor ao urinar, entre outros.

O Diagnóstico do câncer de próstata se dá através do toque retal, exames laboratoriais e biópsia para confirmar.

O tratamento é realizado através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. A escolha da terapêutica vai depender do estadiamento da doença.
Quando diagnosticado precocemente as chances de cura são muito grandes.

Como consequência ao tratamento, o homem pode apresentar algumas complicações como incontinência urinária, impotência sexual. A fisioterapia pélvica é de grande importância nestes pacientes, pois é o tratamento de primeira linha para pacientes com incontinência urinária. 

Salienta-se assim a importância de se realizar anualmente uma avaliação médica e exames complementares a partir dos 50 anos, como medida de prevenção ao câncer e detecção precoce.

 

 

 

Por: Daniele Brandão - Fisioterapeuta Pós graduada em Terapia Manual e Postural e Pós graduanda em fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Gestante pode fazer exercício?

September 29, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2017

Please reload

Arquivo