Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

November 30, 2016

A drenagem linfática manual é uma técnica que consiste em eliminar o excesso de líquido estagnado nos espaços entre as células. São realizados movimentos suaves, lentos e rítmicos, no intuito de levar a linfa aos linfonodos para ser eliminada.

Muito se fala a respeito da drenagem linfática manual, mas o que é realmente verdade?

Estão listados abaixo 5 mitos e verdades acerca da técnica:

 

1. Drenagem linfática emagrece - Mito. A drenagem linfática, como o próprio nome diz, drena o excesso de líquido circulante no corpo. Pessoas com uma maior retenção hídrica podem sentir redução do peso, mas isso acontece por conta da eliminação do líquido, e não por perda  ou quebra de gordura.

 

2. A drenagem dói e deixa hematoma - Mito. Os capilares linfáticos são 80% superficiais, portanto não há necessidade de movimentos bruscos e intensos. E caso apareçam hematomas após a realização da técnica, não é por que quebrou a gordura não, e sim houve lesão nos capilares da região.

 

3. Grávidas podem fazer drenagem linfática - Verdade. As grávidas não só podem como devem realizar a drenagem linfática durante a gestação. Com o aumento do útero, a tendência é que a gestante acumule líquidos no corpo, principalmente nas pernas e pés. A drenagem nas gestantes ajudam muito a redução do edema e proporciona bem estar, porém é necessário autorização médica para iniciar o tratamento.

 

4. A drenagem deve ser realizada com creme ou óleo - Mito. A drenagem linfática não necessariamente precisa de algum deslizante para ser realizada. Depende muito da técnica e do objetivo do profissional com o paciente.

 

5. Drenagem linfática é indicada no pós operatório - Verdade. A drenagem linfática é muito indicada no pós-operatório, principalmente na cirurgia de retirada de mama a fim de se evitar edemas e complicações. 

 

 

Por Daniele Brandão - Fisioterapeuta pós graduada em terapia manual e postural; Pós graduanda em fisioterapia em uroginecologia e obstetrícia.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Gestante pode fazer exercício?

September 29, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2017

Please reload

Arquivo