Você costuma segurar o xixi por muito tempo?

January 4, 2017

 

 

 

 

Muitas mulheres passam horas do dia sem ir ao banheiro. Quando chegam, finalmente, ao momento de urinar têm bastante dificuldade e demora de iniciar o processo.

 

Mas por que isso acontece?

 

Quando seguramos a urina por muito tempo, o desejo miccional (reflexo sentido sempre que a bexiga está cheia) é inibido. 

 

O funcionamento da bexiga passa por processos voluntários e involuntários. Quando a bexiga começa a encher, o esfincter interno se contrai e as bexiga se mantém relaxada. A medida que o volume de urina aumenta, as paredes da bexiga vão se esticando até o momento que sentimos a vontade de urinar. Se não estamos no momento apropriado para ir ao banheiro, contraímos o assoalho pélvico e assim a bexiga é inibida e continua o processo de enchimento. Se continuar este processo de inibição, cada vez mais o esfíncter irá se contrair, dificultando o seu relaxamento no momento de esvaziar. Como consequência desse hábito, a bexiga pode perder a sensibilidade com o tempo e diminuir o número de micções diárias. 

Complicações maiores podem se desenvolver como infecções urinárias, bexigoma e nos casos mais graves alterações renais. Por isso, é super importante ir ao banheiro sempre que estiver com vontade de urinar, mantendo o seu funcionamento normal.

 

Se isto está acontecendo com você, procure um especialista para te ajudar!

 

 

Por: Daniele Brandão - Fisioterapeuta Pós Graduada em Terapia Manual e Postural; Formação em RPG; Pós graduanda em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Gestante pode fazer exercício?

September 29, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2017

Please reload

Arquivo