Como você dorme?

April 28, 2017

 

 

 Dormir é fundamental para a saúde. É nesse período que nosso corpo produz alguns hormônios, fortalece o sistema imunológico, além de proporcionar um descanso físico e mental. Uma boa noite de sono é super importante para o nosso organismo se manter em equilíbrio, melhorar a qualidade de vida, aumenta a disposição e performance durante as atividades no dia posterior.

Muitas pessoas dormem muito mal, acordam várias vezes à noite, com dores e/ou com a sensação de não ter descansado. Pensando nisso, listarei aqui algumas dicas para a melhora da qualidade do seu sono:

 

- Postura

 

 Uma boa postura ao dormir é de fundamental importância para um sono restaurador e tranquilo.

 

O ideal é que se durma de lado com um travesseiro apoiando a cabeça com uma altura que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço, e um outro travesseiro entre as pernas, mantendo assim a coluna alinhada.

 

 

 

 

 

Se não tiver como dormir de lado, o ideal é que ao deitar de barriga para cima tenha um travesseiro embaixo dos joelhos, mantendo assim a coluna lombar alinhada e um outro travesseiro na cabeça, em uma altura confortável.

 

 

 

 

 

 

- Evitar beber líquidos

 

Evitar beber líquidos próximo da hora de dormir, para não sentir vontade de ir ao banheiro durante a noite.

 

- Crie seus próprios rituais de sono

 

Fazer meditação, oração, ouvir uma música calma, são formas de relaxar a mente e o corpo para dormir.

 

- Evite o uso do celular

 

Evite usar o celular quando estiver deitado para dormir, pois a luminosidade faz com que o nosso organismo fique em alerta, dificultando assim o sono. 

 

- Ambiente escuro e silencioso

 

Estar num ambiente escuro e silencioso é de fundamental importância para o nosso corpo produzir os hormônios necessários para dormir bem.

 

- Pratique atividade física

 

A prática de atividade física regular faz com que o nosso organismo funcione bem e permita um relaxamento maior ao dormir.

 

 

Se você mesmo fazendo essas alterações ainda não consegue dormir bem, procure um especialista para te ajudar.

 

Por: Daniele Brandão - Fisioterapeuta Pós Graduada em Terapia Manual e Postural; Formação em RPG; Pós graduanda em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia.

 

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